Tratamento de dor lombar é tema de novo fascículo de publicação da OPAS/OMS

blog-image
A representação da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil e a pesquisadora Lenita Wannmacher lançaram o nono fascículo da série “Uso Racional de Medicamentos: fundamentação em condutas terapêuticas e nos macroprocessos da Assistência Farmacêutica”, com o tema “Dor lombar: como tratar”.

A dor lombar é um dos problemas de saúde mais comuns e gera impactos pessoais, ocupacionais, sociais e econômicos. Em 2007, essa foi a primeira causa de invalidez entre as aposentadorias (previdenciárias e acidentárias) no Brasil, com prevalência superior a 50% em um ano.

“O tratamento da dor lombar é um desafio para profissionais da área de saúde. Sua alta prevalência determina custos elevados ao sistema de saúde. É prioritária a busca por modalidades de tratamento eficazes em melhoria de dor e incapacidade funcional associada”, afirma Viviane Bortoluzzi Frasson, autora do novo fascículo.

Segundo a publicação, existem evidências atuais de que o uso de medicamentos (entre eles anti-inflamatórios, opioides e relaxantes musculares) traz benefícios para quem sofre com o problema, além de abordagem fisioterapêutica e biopsicossocial da dor, bem como exercícios. Entretanto, os medicamentos, nesse caso, costumam ser utilizados apenas para tratar sintomas.

Um tratamento conservador eficaz da dor lombar deve ser feito, de preferência, com fármacos, exercícios, terapia manual, educação, abordagem biopsicossocial e terapia cognitivo-comportamental. Diversos sistemas de classificação têm sido testados cientificamente e os resultados já começaram a ser divulgados.

Sobre a série “Uso Racional de Medicamentos”

O projeto busca fornecer aos profissionais, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) informações confiáveis e isentas, com base nas melhores evidências científicas disponíveis.

Nos próximos meses, serão lançados mais 11 fascículos em português e com linguagem acessível. A escolha dos temas sobre condutas terapêuticas baseou-se, principalmente, nas dez maiores causas de morte apontadas pela Organização Mundial da Saúde em maio de 2014. Os dez capítulos da série estarão disponíveis gratuitamente para download e poderão ser acessados na área de publicações da página da OPAS/OMS Brasil na Internet.




Fonte: ONU

Comentários

Deixe um comentário

Informação: não é permitido conteúdo HTML!
* Campos obrigatórios