fechar× Entre em contato (71) 21320682 (71) 996435333

Estudo conclui que a acupuntura reduz a hipertensão por ativação de opióides naturais

Pesquisadores do Centro de Medicina Integrativa da Universidade da Califórnia, Irvine (UCI), descobriram que o tratamento regular com eletroacupuntura pode diminuir a hipertensão ao aumentar a liberação de um tipo de opióide na região do tronco cerebral que controla a pressão arterial. 

Seu estudo, que aparece nos Relatórios Científicos da Nature, apresenta a primeira evidência da atividade molecular por trás dos benefícios da eletroacupuntura hipertensão-abaixamento. No ano passado, a equipe da UCI relatou que pacientes tratados com acupuntura em determinados locais de pulso experimentaram quedas em sua pressão arterial. O presente estudo mostra que a eletroacupuntura repetitiva evoca uma ação duradoura na redução da pressão arterial na hipertensão, sugerindo que esta terapia pode ser adequada para o tratamento da hipertensão clínica. 

A hipertensão afeta cerca de um terço da população adulta do mundo, e suas conseqüências, como acidente vascular cerebral e ataques cardíacos, são enormes problemas de saúde pública e as vantagens potenciais da acupuntura em relação à terapia médica convencional incluem poucos ou nenhum dos efeitos colaterais. 

Fonte: Imprensa da Universidade da Califórnia, Irvine
 

Comentários

Deixe um comentário

Informação: não é permitido conteúdo HTML!
* Campos obrigatórios